Capa » Aventuras » Montanha » Pico da Bandeira – Pelo Espírito Santo
Pico da Bandeira – Pelo Espírito Santo

Olha eu aqui de novo relatando mais uma das minhas subidinhas… mas essa deu errado por causa do clima e devemos respeitar a natureza e saber a hora de desistir.
Subir o Pico da Bandeira pelo lado capixaba sempre me instigou por ser mais ingrime então eu e meus amigos saímos de Vila Velha -ES por volta das 05:30h da manhã rumo a Pedra Menina e chegamos por volta das 11:00h e resolvemos almoçar antes de entrar no parque.
Paramos em uma casinha quase chegando na portaria onde a família cobrava R$ 12,00 no almoço e era uma delicia, comida bem caseira e com fartura.

Acho que a moça está arrependida até agora por falar que a quantidade era liberada, pensa num povo faminto kkkk

Comidos ( rsrs ) resolvemos iniciar a caminhada até a Casa queimada, afinal são 9km e é meio íngreme o percurso, mas chegamos ao camping por volta das 15:00h.

O que vou falar não é nenhuma novidade para montanhista, o banho no Pico da Bandeira é gelado. Gelado não, é como se canivetes caíssem no seu corpo… pensa em alguém que tomou banho gritando e pulando!!!

Pico da bandeira

Barracas montadas, era hora de tirar fotos, rir um pouco e descansar da viagem. Na foto minha Nepal que como sempre levo 5 minutos p/ montar.

Preciso comentar aqui que na subida para a casa queimada um novo tipo de árvore foi catalogada por um dos integrantes do nosso grupo, era uma ” árvore de vara de pescar ” kkkkkkkkkkkkkkkk bom, para quem ainda não conseguiu saber do que se trata, era bambu.

O restante da trilha começaríamos as 01:00h , então jantamos para descansar. Peguei meu fogareiro e comecei a esquentar água para o povo colocar no macarrão instantâneo. Meus primos levaram aquele macarrão liggero achando que era tipo cup noodles e quase infartaram quando leram: LEVAR AO MICROONDAS KKKKKKKKKKKKKK

Mas ok, a prima aqui colocou o liggero na água e esperou que ele ficasse bom e ficou rsrs.

Pico da bandeira

Demos aquela cochilada e as 01:00h estávamos de pé para iniciar a subida. Estava chovendo e a neblina estava atrapalhando um tanto, mas resolvemos subir.
Começamos em 9 pessoas mas algumas passaram mal e outras foram solidárias e depois de alguns metros éramos apenas 4 (os loucos).

O que posso dizer sobre a trilha do lado capixaba do Pico da Bandeira? Íngreme, muito mas muito bem sinalizada. Faltando alguns metros para o cume o guia local estava descendo com uma turma e sugeriu que não tentássemos chegar ao topo, pois ele havia ficado perdido por 5 min, por causa do nevoeiro e com chuva isso era bem chato e perigoso ( ele nos disse também que não havia resgate ).
Fizemos uma reunião rápida e decidimos não tentar, saber respeitar a natureza faz parte desse tipo de aventura e temos 2014 p/ tentar mais uma vez 🙂
A descida foi bacana, só dava “neguim” deslizando e caindo. Nosso amigo Luciano caiu de costas em um buraco e por causa da mochila ficou preso igual a uma tartaruga, se não estivéssemos ali, acredito que ele estaria até hoje de pernas p/ cima kkkkkk

Chegando no camping eu corri para trocar de roupa e entrei correndo no meu saco de dormir bem quentinho e fique lá de boa … sem saber que meus amigos estavam com problemas rsrs entrou água na barraca dos meninos e os coitados ficaram esperando a gente descansar… tadiiiinhos. Por isso é muito importante conhecer a barraca que você está levando para acampar.

Levantamos acampamento logo cedo, tudo muito molhado!!! Chegamos na portaria as 11:00h e o motorista da van estava lá nos esperando.

Pico da bandeira

Almoçamos na estrada e seguimos para Vila Velha… chegamos por volta das 17:30h.

É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais.

Dicas para o Pico da Bandeira

• Levar todas as camadas de roupa para frio, lá chega a -5° dependendo da época.
  • Levar água para o ataque ao cume, pois não tem no caminho.

Mapa da Trip

Trilha

Nível: Moderado
Data da trilha: 16/08/2013
Total percorrido: 8 km
Altitude : 2.892m
Portaria : Pedra Menina – ES
Áreas de acampamento : Macieira e Casa Queimada ( o mais próximo do pico )
Telefone para agendar camping : 32 3747 2086

Valor do pacote : R$ 850,00 Van

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.