Capa » Aventuras » Hiking » Mestre Alvaro uma trilha obrigatória no Espirito Santo
Mestre Alvaro uma trilha obrigatória no Espirito Santo

Mestre Alvaro uma trilha obrigatória no Espirito Santo

Demorei mas finalmente estou escrevendo o relato sobre a subida ao Mestre Alvaro.
Quem é o Mestre Alvaro???

Temos 2 versões:
1.Contam que o monumento recebeu esse nome porque ali morava um mestre de carpintaria, de nome Álvaro, e quando alguém desejava algum serviço dele, dizia: “Vou no Morro do MestreÁlvaro”.

2-Outra lenda sobre o Mestre Álvaro envolve duas tribos indígenas inimigas: temiminós e botocudos e um jovem casal pertencente a elas, o índio Guaraci e a índia Jaciara. Eles foram transformados por Tupi em duas montanhas, Mestre Álvaro e Mochuara, a última em Cariacica, por terem sido impedidos de viver sua história de amor. Conta-se que nas noites de São João um pássaro de fogo vai do Mestre Álvaro ao Mochuara para abençoar o amor eterno dos dois.

Deixemos de bla bla bla e vamos ao que interessa??? A trilha…
… é bom chegar bem cedo ao Mestre Alvaro para que possa descer até no máximo as 15:00h, na região costuma ter assaltos e também recomendo subir em grupo.
Se você tem algum preparo conseguirá fazer a trilha em 4 horas, se tem um preparo bom, fará entre 2,5 a 3 horas.
Fomos de carro até o pé do Mestre, nos perdemos um pouco, mas é só procurar pelo bairro cascatas, igreja matriz ou cemitério e daí começa a sinalização. Nós estacionamos o carro na casa de um local super simpático, não custou tentar e deu certo rsrs
De ônibus é preciso chegar ao terminal de carapina e pegar o ônibus 843 ou 821 e pede pra parar o mais próximo da subida e daí vai no “boca a boca” até achar a sinalização.

Não aconselho subir sem alguém que conheça, eu por exemplo já fui 3 vezes e sem meus amigos eu me perderia facilmente, pois a trilha é até bem marcada, mas as vezes confunde.

A trilha possui alguns pontos para abastecimento de cantil, mas não muitos, então precisa levar água!

Mestre Alvaro

É bom ir com um tênis que não escorregue muito, pois a trilha costuma estar molhada e cheia de raízes e pedras o que nos faz levar belos tombos rsrs eu levai alguns capotes bem legais, mas o troféu capote foi p/ meu primo Gabriel que perto do final não parava mais de pé kkkkkkkkkkkkkk

Mestre Alvaro
Mestre Alvaro

No meio da trilha existe uma arvore linda e pra quem já foi algumas vezes nessa trilha sabe que passamos a trilha toda esperando para ver a árvore e para chegar na casinha ( cume ).

Mestre Alvaro

Na trilha tem uma pegadinha bem legal, bem depois da metade do percurso tem uma placa que diz que você está quase na metade, mas é uma brincadeira p/ deixar o cabra doido kkkkkkkkkk
Subimos e subimos e fomos até a casinha. NÃO PARE NA PEDRA QUE PARECE O FIM!!! Vou colocar uma foto da pedra que é ideal ( foto antiga de uma outra vez que subi ) mas não é para desistir nela.
Muita gente desiste aqui —->

Mestre Alvaro

Neste ponto pode sentar e descansar … pero no mucho!! Vai que desanima né?
E o caminho até a casinha ainda é mais um tantinho!!!

Mestre Alvaro
Mestre Alvaro

Chegando ao cume nos alimentamos, vimos a paisagem ( tudo branco rsrs ) tiramos fotos e nos preparamos para a descida e descer é bem mais fácil certo?
Nem tanto, é rápido ok, mas tivemos que tomar cuidado com as pedras e raízes molhadas e teve tombo p/ todo mundo!!

E fim! Espero subir o Mestre Alvaro ainda muitas vezes com meus amigos de sempre e com novosamigos também!!!

Mestre AlvaroParticipantes da Trip, da esquerda para a direita: Gisely Bohrer, Patrícia, Gabriel Taqueti e José Marcos
É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais.

Dicas para o Mestre Alvaro

  • Levar protetor solar;.
  • Levar sua água ou levar clorin para utilizar a água do rio;

Mapa da Trip

Trilha

Nível: Moderada
Data da trilha: 28/07/2013
Total percorrido: 12,66 km
Altitude : 833 m
Local : Serra-ES

Arquivos

Álbum de fotos no Facebook: A Montanhista

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

27 comentários

  1. Ah, que legal!<br />Estava procurando dicas assim e não achava.<br />Tenho data marcada para subir e tuas informações ajudaram bastante.<br />Quando foi a ultima vez que subiu? como estava a sinalização? <br />Não conheço ninguém que já tenha ido que possa me acompanhar, mas creio que dará tudo certo e não irei me perder.. rs<br />Abs ;)<br />

    • Gisely Bohrer

      Boa tarde meu querido,<br /><br />Tem um grupo no face que vai sempre. https://www.facebook.com/groups/455842847787985/<br />AVES Aventureiros do ES, add pelo link acima e quem sabe consegue companhia. <br /><br />Eu fui em Agosto desse ano e não acho a trilha bem sinalizada não. Espero que eu tenha te ajudado.<br /><br />;)

    • Boa noite mocinha,<br /><br />Ajudou bastante. Se não for muito incomodo, pode me dizer se no final de janeiro já está em período chuvoso ? vou de loonge!<br />Consegui a companhia de dois amigos e uma amiga.<br />Vou procurar saber no grupo se alguém que já conhece se habilita a subir conosco.<br /><br />valeu mesmo 😉

    • Gisely Bohrer

      Verão é imprevisível né, mas Vitória chove bastante sim em janeiro. Mas vai da sorte… mas vale muito a pena, Vila Velha tem lindas praias e o mestre Álvaro é lindo. Tem também o morro do moreno de onde se avista a ponte e o convento, um cartão postal !!!

      • Voltei, já faz mais de um ano!! rs
        Bom, subi no inicio de 2014, da pracinha (ponto do bus) até o inicio da trilha é um pouco cansativo, e logo que entramos na rua em direção a montanha, fomos alertados por uma pessoa para ter cuidado pois estava tendo bastante assalto.
        A trilha não é muito bem sinalizada, sorte a nossa que estávamos com um guia super gente boa e muito divertido (cobrou 20 pilas por cabeça).
        Acabei caindo apenas uma vez, já na volta, por ter ficado mais relaxado e desconcentrado.
        Por falar na volta, meus amigos que foram de botas sentiram mais dificuldade com os impactos da descida, como eu estava com um bom tenis, alivou bastante os impactos.
        A subida vale muito a pena, é bem divertida e um pouco cansativa (se não cansar perde a graça).
        A vista lá do alto é linda, espetacular!!!
        Em setembro estou voltando para subir o alvaro novamente, e o pico da bandeira.
        Agradeço pelo seu post, suas dicas me ajudaram bastante.
        Abraços!!!

        • Gisely Bohrer

          Oi Arthur que bom que gostou. Infelizmente ali perto do Mestre Álvaro é muito comum rolar assaltos 🙁 Por isso sempre recomendo ir em grupo, nunca sozinho. Quanto as quedas, ali é bem normal, muitas raízes e o corpo relaxado na volta acabam nos levando a pelo menos um tombo rsrsrs
          Sempre que vou ao ES retorno ao Mestre Álvaro, eu amo esse lugarzinho.
          Boa sorte no pico da bandeira e depois diga o que achou 🙂

    • O morro do moreno tá na minha lista também.<br />Na volta te conto como foi ;)<br />Obrigado pelas dicas!<br />Abs!

  2. Subi o Mestre Alvaro ontem! E sem duvida, foi um dos dias mais inesqueciveis da minha vida!!! Chegamos ao topo depois de mais de 5 horas, mas apesar do cansaço, a sensação de dever cumprido foi inexplicavel!!! Parabéns pela vida invejavel que voce tem!! Voce fez a melhor coisa possivel!! E claro, parabens por esse site e pelas informações que voce disponibiliza aqui! Com certeza tem ajudado

  3. Ola. Gostei do seu site, e conheço muitos locais no mestre alvaro. Mas so que tem umas informações incorretas nas descrições. 1°, O onibus certo da pessoa pegar para subir a trilha em cascata, tem que pega no Terminal de Laranjeiras e pega o onibus 865 Santo Antonio, desce apos desce o morro atraz da igreja matriz (Catolica). Os outros onibus que você colocou as pessoas terão que subir pelas

  4. Oi Gisely. Adorei teu relato.
    Tenho muito interesse em realizar tal travessia, porém naoconsegui localizar um grupo de pessoas dispostas a realizar tal passeio. A maior parte de meus amigos eh mais sedentário então se interessa por esse tipo de atividades 🙁
    Penso em subir sozinho tb, mas fiquei um pouco receoso pelo teu relato de que o local nao eh tao seguro… Vc saberia me indicar um guia ou empresa que organiza essas atividades aqui na região da grande vitoria? Tentei buscar o grupo que vc indicou acima, porém sem sucesso… O facebook informa que nao esta mais disponível, infelizmente!!
    A propósito, adorei o teu site… Tem dicas muito úteis e ótimas sugestões de passeios!!!
    Muito obrigado e até breve!
    Aguardo teu retorno.
    Daniel Gomes

  5. Daniel em relação a grupos e guias tem um grupo da serra chamado GPAMA é um grupo que cuidam do local e eles sao guias de lá ,eles tem uma pagina no facebook ,se voce quiser da uma olhadinha la .espero te ajudar !

  6. Luis Claudio L. Duarte

    Olá Gisely, bom dia, tudo bem ? Muito bom seus comentários e fotos, já subi o Mestre Álvaro 2 vezes e realmente é muito bonito, vale a pena o esforço. Gostaria de voltar junto com a minha família mas não conseguirei sem um guia e também por motivos de segurança o ideal é de no mínimo umas 6 pessoas,vc tem previsão de quando vai voltar lá ? Poderia acompanhar vocês ? Obrigado.
    Luis Cláudio.

    • Gisely Bohrer

      Oi Luiz Cláudio acho que tão cedo não volto, eu moro em SP agora. Realmente recomendo subir em grupo, pois sempre tem assaltos na região, uma pena né? Lugar tão lindo e com esse problema 🙁

    • Patrick Martins Castelo

      Luiz posso te ajuda como guia .
      Trabalho na montanha a mais de 10 anos e meu contato é 27 998102527
      Abraço !

  7. Patrick Martins Castelo

    Sou guia na montanha a anos e gostaria de ressaltar que os assaltos ocorrem na trilha norte ( serra sede ) , existem 5 trilhas de acesso ao cume e 4 delas sao bem tranquilas pra se fazer , sou local em jardim tropical e faço a montanha com freguencia .. Vou deixa aqui meu contato 998102527

  8. Tem como acampar noMestre Álvaro?

    • Gisely Bohrer

      Oi Rafael, lugar p acampar sempre tem, mas eu não acamparia por lá rsrsrs. Da última vez que fui tinha um povo assaltando e não era na entrada não, era bem mais p cima, os caras estão cada vez mais animados e subindo mais p roubar. Demos de cara c/ policiais que estavam subindo o mestre Álvaro atrás dos caras… enfim, eu não acho uma boa, mas que dá dá.

  9. Bom dia. gostaria de subir o Mestre Álvaro, não conheço o caminho, e também foi informado sobre alguns assaltos na região, portando vou precisar que alguém me oriente como faço, quem poderia me repassar restas informações.

    Meu nome e EMERSON FERRARI, e telefone 27-99254-1718

    Se possível aguardo um retorno, obrigado.

    • Gisely Bohrer

      Oi Emerson, esse não é um site de guias de turismo e sim um blog pessoal. Obrigada.

    • Felipe Vasconcelos

      Que pena que não vi seu comentário antes, sábado 23/04//2016 eu e mais 30 pessoas subimos o Mestre Álvaro, fui pela segunda vez, adoro lá, super indico.

      • Gisely Bohrer

        Oi Felipe, qual comentário?

        • Felipe Vasconcelos

          Ah desculpe-me, estava me referindo ao Emerson.
          Hoje de tarde no nosso grupo, resolvemos acampar no Mestre Álvaro. Vamos com um amigo que acampa lá sempre, ele é bem conhecedor das trilhas. Ele adora essas aventuras, ele é Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo dia, está sempre nas aventuras.
          Só subir no Mestre Álvaro Duas vezes, na primeira subir por Serra Sede e desci pelas “Furnas” Jardim Tropical, a segunda foi neste sábado dia 23/04, subimos e descemos por Serra Sede.
          Pra quem quer ir de carro ao pé da montanha, tem um estacionamento que fica no pé do Mestre Álvaro no lado de Serra Sede, 10$.
          Estou descobrindo esse lado meu aventureiro recentemente, e é algo que está me dando prazer. Desculpa pelo texto grande. Qualquer coisa meu número é este: 27 99894-3832

  10. Ja Subi 4 Vezes, E Vou De Novo Mais Agora Vou Ir No Sábado e voltar No Domingo, Vamos Ver o Nascer Do Sol La Da Casinha,Vamos Em 15 Pessoas , Bom De Mais Não Me Canso De Subir Esse Mestre Alvaro

  11. Emerson - Amigos Pantaneiros - Pesca.

    Boa tarde
    Quando tiver algum grupo subindo o Mestre Álvaro, se puder me avise, meu contatos.
    27-99254-1718
    e-mail – amigos.pantaneiros@Hotmail.com

    Grande abraço
    Emerson

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.