Capa » Aventuras » Cachoeiras Almécegas 1, Almécegas 2 e São Bento
Cachoeiras Almécegas 1, Almécegas 2 e São Bento

Cachoeiras Almécegas 1, Almécegas 2 e São Bento

Essas foram nossas primeiras cachoeiras na Chapada dos Veadeiros. Nós chegamos por lá com alguns nomes e desejos de cachoeiras e essas não estavam na lista, mas no camping ficamos sabendo que dava para fazê-las de bicicleta e a boa é que o camping Viveiro (Alto paraíso) tem bikes e não é de aluguel, você pode usar a vontade e no final deve deixar uma contribuição para a manutenção das mesmas. Nada mais justo né?

Cachoeiras

Manjando de bike, só que não

Pois bem, miramos no rumo que o mapinha indicava e começamos a pedalar pela ciclovia que começa na entrada da cidade, onde tem um enorme monumento que se parece um disco voador e dali, sentido São Jorge, são 9 km até a entrada da Fazenda São Bento.

Na ida tudo são flores, fomos na “banguela”, praticamente não pedalamos e logo estávamos na entrada, onde fomos recebidos por um funcionário que nos passou o preço das cachoeiras.

Cachoeiras

Olha a pose de “bicicleteira”

Naquele momento vem o susto… pagar?!?! Sim, quase todas as cachoeiras na chapada estão dentro de propriedades privadas e para manutenção do local é cobrada uma taxa.

Pagamos R$30,00 pelas três cachoeiras e nos informamos com a recepção sobre o horário limite para estar de volta das cachus mais distantes, que eram as Almécegas.

Da entrada até o estacionamento da Almécegas 2 são mais 4 quilômetros de estrada de chão, então nem descemos das bikes, terminamos a conversa na recepção e partimos para a mais distante.

Eu estava ansiosa para ver minha primeira cachu na chapada e não me decepcionei. Almécegas 2 é bem bonita, mas ainda não era a que me faria pirar.

Cachoeiras

Almécegas 2

Demorei a conseguir entrar na água. O calor infernal e a água mega gelada me seguraram em um ritual de molhar o pé, joelho e ir entrando devagar, o que descobri depois ser a pior estratégia em águas mega ultra geladas.

Fizemos um planejamento para aproveitar as três cachoeiras e ainda voltar antes de escurecer pra casa, já que na rodovia não tem iluminação e estávamos de bicicleta. Ficamos por ali por uma hora nadando e tirando foto.

No horário planejado, pegamos as bikes e fomos para a Almécegas 1. A trilha para essa cachu é maior, mas bem suave, simples e bem marcada. Depois de algum tempinho caminhando demos de cara com um mirante e uauuu era fantástica. Nesse momento eu pensei: “Era isso que eu esperava da chapada, era disso que eu estava falando”.

Cachoeiras

Almécegas 1 – Vista do Mirante

Depois desse mirante vem uma descida e logo demos de cara com ela. Simplesmente fantástica e a água era congelante, mas nem pense em não entrar ou irá se arrepender, o segredo é se jogar.

Eu saí da Almécegas 1 extasiada. Queria ficar ali pra sempre, mas ainda tínhamos mais uma pra conhecer. Pegamos as bikes e partimos pra recepção, pois a São Bento fica logo na entrada.

Cachoeiras

Eu babando pela Almécegas 1

Nas duas primeiras cachoeiras não tivemos que dividir espaço com muitas pessoas, mas quando chegamos na São Bento ela estava um pouco cheia. Tem alguns poços e a cachu, mas estava tudo cheio de gente. Ficamos desanimados, mas demos um tempo ali, batemos algumas fotos e decidimos voltar para o camping, pois precisávamos ir ao mercado para comprar comida para a trip do dia seguinte que seria distante.

Cachoeiras

Cachoeira São Bento

A volta não foi tão fácil, tínhamos muitas subidas e o vento contra, fora que não estamos acostumados a andar de bike. E esse foi nosso primeiro dia de muitos outros na Chapada dos Veadeiros.

Algumas fotos da trip:

É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais.

Dicas para as cachoeiras

  • Levar protetor solar;
  • Levar muita água, o local é quente demais;
  • Levar biquíni, sunga e pra quem não sabe nadar, vale levar um colete.

Mapa da Trip

Trilha

Nível: Moderado (bike)
Data da trilha: 18/10/2015
Total percorrido: 31,65 km

Arquivos

Tracklog no Wikiloc: Cachoeira Almécegas 1 e 2 e São Bento

Custos

Ida

  • As 3 cachoeiras por R$ 30,00

Pernoite

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.