Capa » Artigos » KIT DE SOBREVIVÊNCIA: você tem um?
KIT DE SOBREVIVÊNCIA: você tem um?

KIT DE SOBREVIVÊNCIA: você tem um?

Não sou nenhuma especialista em sobrevivência na mata, mas sim, eu tenho meu kit de sobrevivência e sempre levo comigo em TODAS as trilhas.

Por mais que tudo sempre tenha funcionado bem na mata, uma hora ou outra pode acontecer um imprevisto e é bom que seu kit esteja na mochila.

Vou listar o que carrego no meu kit que é dividido entre KIT DE EMERGÊNCIA e KIT FOGO, formando assim meu kit de sobrevivência.

KIT DE SOBREVIVÊNCIA

Meu Kit de emergência

Existem itens que são essenciais para a trilha como o cantil e definitivamente ele está ligado à sobrevivência, porém esse é um item que ninguém esquece, certo? Por isso vou falar dos outros itens que muitas vezes são ignorados.

  • KIT DE EMERGÊNCIA

    • Agulha e linha

    • Agulha e linha te ajudarão com pequenos reparos emergenciais como uma calça rasgada, barraca, mochila. No meu caso utilizo ainda a agulha para retirar espinhos, mas antes esterilizo (naquelas né) com o álcool que carrego no meu KIT de primeiros socorros.

    • Silver tape

    • O Silver Tape merece todo o meu respeito, ele pode salvar sua vida, sem exageros. Ele conserta o mundo, resolve qualquer problema, temporariamente… Mas resolve. Sua sola da bota está soltando? A vareta da barraca quebrou? Pode usar o Silver Tape sem dó. Como eu disse, ele resolve problemas emergenciais que realmente poderiam estragar a sua trip.

      Agora vou contar como o Silver Tape me salvou uma vez. Na travessia da Praia do Cassino (235km) minhas bolhas estouraram no KM 100 e meu esparadrapo já havia acabado. O que parecia ser uma ideia de “jerico” do Rafa (blog Seu Mochilão) se tornou minha salvação. Coloquei Silver Tape nas bolhas, para falar a verdade, praticamente envolvi meu pé e pude terminar a travessia sem muitas dores. Portanto, você PRECISA dessa fita milagrosa.

    • Lanterna reserva

    • Tenho certeza que você tem uma lanterna, mas e a lanterna reserva? Não precisa ser nada caro ou potente como a sua lanterna principal, mas tenha uma. Pode ser aquela pequena que o sistema de carregamento é manual, mas tenha. Lembre-se que a sua lanterna principal pode falhar.

    • Clorin / Hidrosteril

    • Esse cara também salva vidas! Pense nas dores de barriga que você pode evitar com ele. O Clorin/Hidrosteril é um potabilizador a base de cloro orgânico cujo principio ativo é o dicloroisocianurato de sódio, trocando em miúdos, ele purifica aquela água que pegamos na trilha. Vai por mim, você PRECISA muito desse item.

    • Bússola

    • GPS é muito bom, mas é um aparelho eletrônico e como tal, suscetível a falhas. Com a bússola não tem erro, basta saber usar. Vale a pena fazer um curso de navegação com bússola e não confiar somente no GPS.

    • Apito e Paracord

    • Para facilitar minha vida eu uni as duas coisas. Se observarem na foto acima, tem uma pulseira, que foi feita com paracord e no prendedor dela tem um apito.

      Pode parecer que não, mas o apito é muito importante. Às vezes em um grupo as pessoas acabam se distanciando umas das outras e em caso de uma emergência o apito entra em ação. Vocês podem combinar no grupo um código de silvos para comandos como aguardar, seguir ou problemas, mas só para conhecimento, em caso de emergência o código conhecido internacionalmente (código Morse) é três apitos curtos, três apitos longos e três apitos curtos novamente.

      Agora vamos ao Paracord… O que é ? É uma corda fina e muito resistente.
      Mas resistente quanto?
      Vou tomar como base o paracord 550 (550 libras) que suporta até 249,47 Kg.
      Não é ideal? Uma corda que suporta muito peso e não ocupa muito espaço. Eu acho LINDO!

    • Cobertor de emergência (Manta Aluminizada)

    • Em formato de manta ou de saco de dormir, são baratinhos e podem te salvar de uma hipotermia, que bem resumidamente é quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal podendo levar a morte. Os sintomas da hipotermia são: queda de temperatura corporal, arrepios, respiração rápida, dormência nas mãos. Em um estágio mais avançado a pessoa começa a ficar com movimentos lentos, confusão mental, extremidades azuladas, sonolência, rigidez muscular, falha na fala e na memória.
      O último estágio da hipotermia é o fim. Se a pessoa não foi socorrida até o segundo estágio ela ficará inconsciente, as pupilas se dilatam e a frequência cardíaca diminui. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica. Fim.
      Muito importante esse item, né?

    • Filtro portátil

    • Esse é um item que eu tenho, mas não é tãããão necessário. Pode ser substituído por um coador de papel + clorin. A vantagem desse filtro é que você filtra água e a torna potável mais rápido do que usando filtro de papel e esperando o tempo do clorin e a desvantagem é que vive entupindo.

    • Faca / Canivete / Facão

    • Esse não precisa explicar né. Você precisa de pelo menos um deles ou os três. Não existe entrar na mata sem faca.

    • Camisinha

    • A camisinha é um item muito útil. Mas não é o que você está pensando! Elas podem servir como bolsas para transportar água (muita água) e ainda podem servir como uma capa a prova d’água para equipamentos (em caso de emergência tá gente), já que elas são super a prova d’água.

  • KIT FOGO

  • KIT DE SOBREVIVÊNCIA

    Meu kit fogo

    Poucas foram as vezes que precisei usar o kit fogo, mas ele deve fazer parte do seu kit de sobrevivência, pois uma hora ele será necessário. Vamos aos itens do meu kit:

    • Isqueiro

    • Acho o isqueiro mais prático que fósforos e tudo bem se ele molhar, você ainda conseguirá fazer fogo. Eu sempre carrego um isqueiro no meu kit fogo.

    • Pederneira

    • Além do isqueiro levo também uma pederneira, vai que o gás acaba. Mas antes de confiar em uma pederneira aprenda a usa-la, pois caso contrário ela será apenas um enfeite.

    • sisal / Algodão

    • Existem vários itens usados para ajudar a iniciar o fogo. Eu carrego comigo uns pedacinhos de sisal e (PASMEM) um O.B sem o plástico que o envolve.
      Genteeeee, eu já testei. A pederneira e o O.B nasceram um para o outro. Eu li, não posso garantir que está certo, que o interior do O.B é constituído de fibras altamente absorventes (isso é lógico) por isso sua capacidade de ignição é bem alta (Xis)… Só sei que funciona.

      Pedaços de câmara de pneu também ajudam a iniciar o fogo, portanto, se for fácil para você conseguir, leve umas tirinhas.

      Usei meu kit de sobrevivência como exemplo, mas antes de montar o seu, leia mais sobre o assunto e lembre-se que você deverá montar o seu dentro da sua realidade.

      KIT DE SOBREVIVÊNCIA

      Existem outros post’s básicos de trekking super importantes, clique aqui e saiba mais sobre Alimentação e hidratação, equipamentos, Kit primeiro socorros, organização da mochila cargueira, seguro com salvamento e resgate, etc.
      É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais. 

      Foto: 123rf.com

    Sobre Gisely Bohrer

    Gisely Bohrer
    Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

    12 comentários

    1. Muito bom os itens que apresentaste no teu kit de sobrevivência, a faca que está incluída é boa, pois é um modelo full tang e mono-bloco, ou seja, não tem solta unindo a lâmina e o cabo e o metal segue todo o desenho do cabo, muito boa.
      Parabéns por esse post!
      Um forte abraço do tamanho do Rio Grande do Sul!

    2. Legal !
      A partir com essas informações vou completar o meu kit !
      Valew !

    3. Legal !
      A partir dessas informações vou completar o meu kit !
      Valew !

    4. Oi Gisely.
      Valeu a dica do OB. Bem compacto e funcional. Vou vou incluir no meu kit fogo.

    5. Olá.
      Gostei das dicas do kit.
      Algo muito útil para aventureiros, mas sempre esquecido, e na hora da encrenca sente-se sua necessidade.

      Só como sugestão:
      Poderia ainda incluir a barraca de emergência (aluminizada), que cabe no bolso (do mesmo tamanho do cobertor de emergência).
      Também existe o cobertor de emergência.
      Ambos fáceis de se achar em lojas de equipos de aventura..

      Abrax

      • Gisely Bohrer

        Oi Alex, o cobertor de emergência já está no texto. Quando falo manta aluminizada pode ser em formato manta ou saco. No caso da barraca aluminizada eu não uso, pois já uso a manta e elas possuem a mesma função. Talvez para alguém que vá entrar na mata sem levar barraca seja uma boa, mas é aquilo que escrevi, cada um deve montar o kit de acordo c sua necessidade.
        Obrigada por acompanhar.

    6. Muito bom! Kit bem completinho, faria poucas alterações! Uma duvida o seu kit fogo você coloca ele dentro de um saco estanque ou algum tipo de proteção?

      • Gisely Bohrer

        Bom dia 🙂 Tudo que eu levo na mochila vai em sacos estanques… é meio que uma mania minha. Quando minha mãe foi nos EUA trouxe vários pra mim, lá é bem mais barato. Obrigada por acompanhar 😀

    7. Parabéns adorei as suas explicações sobre como usar e fazer os kits

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.