Capa » Artigos » Kit de primeiros socorros básico
Kit de primeiros socorros básico

Kit de primeiros socorros básico

Sempre que estou revisando meu kit de primeiros socorros, penso em escrever sobre o assunto e acabo deixando passar, mas dessa vez, enfim, botei a mão na massa e e o post saiu.

Vamos começar jogando a real, o kit de primeiros socorros é algo que cada um deve ter em sua mochila, porque acidentes acontecem e ninguém é obrigado a ser o “médico” do grupo. Claro que, quando monto meu kit eu sempre coloco tudo sobrando, mas nunca confie que o outro terá um kit e carregue o seu.

Não é complicado montar um, alguns itens são básicos e outros podem mudar de acordo com a atividade, quantidade de dias e local que você pretende fazer a trilha.

Em primeiro lugar o seu kit deverá ter uma identificação para que possa ser reconhecido rapidamente entre seus pertences. Eu uso uma necessaire vermelha com a identificação da marca curtlo, mas existem outras marcas no mercado que oferecem esse produto.

Onde comprar – Loja Alta Montanha

Sobre os remédios, já adianto que não levo antibióticos, pois é muito difícil fazer um médico te dar receita de um remédio para um problema que você ainda não teve.

Vou listar abaixo o que levo no meu kit de primeiros socorros.

BÁSICO:

Pares de luvas de procedimento
Rolo esparadrapo
Micropore pequeno
Ataduras de crepe
Band-aids
Gazes absorventes
Álcool gel
Lanterna de cabeça
Pinça (uso muito para retirar espinhos)
Tesoura sem ponta
Termômetro digital
Manta térmica aluminizada
Silvertape
Cotonetes
Algodão
Pacotinhos de açúcar (bem pequeno)
Pacotinhos de sal (bem pequeno)
Soro fisiológico
Spray antisséptico
Agulha e linha (vai que preciso costurar alguém né? kkkkkk)

MEDICAMENTOS

Galera vou colocar como exemplo os remédios que uso, mas cada um tem sua preferência.

Colírio lubrificante – Systane (uso muito em locais secos e eu uso lentes de contato)
Analgésico – Paracetamol, Dipirona ou Ibuprofeno
Anti-histamínico – Allegra ou Cloridrato de fexofenadina
Anti-inflamatório – Nimesulida
Antitérmico – Dipirona ou Ibuprofeno
Antiemético – Dramin
Antiespasmódico – Buscopan
Antidiarreico- Imosec
Antiácido – Pepsamar
Relaxante muscular – dorflex
Soro de reidratação oral – (uso muito em locais secos)
Pomada Sulfato de neomicina + bacitracina – Para tratamento de infecções de pele, ferimentos e queimaduras.

É ideal que alguém ou todos no grupo tenham feito um curso de primeiros socorros. Não adianta andar com um belo kit que tem até uma manta térmica se ninguém sabe reconhecer os sintomas de uma hipotermia, por exemplo, e como tratá-la.

Sempre que for fazer uma travessia pense no clima, no tempo de caminhada e no local e a partir daí monte ou revise seu kit e nunca se esqueça de verificar as validades dos remédios.

 

Cada um deve montar seu kit  de acordo com sua necessidade.
Existem outros post’s básicos de trekking super importantes, clique aqui e saiba mais sobre Alimentação e hidratação, equipamentos, Kit primeiro socorros, organização da mochila cargueira, seguro com salvamento e resgate, etc.
É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais. 

Foto: 123rf.com

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

6 comentários

  1. sou um estudante de medicina que ama acampar desde pequeno, seu kit é bem completo, eu carrego menos coisas pq não consigo enfiar tudo isso numa bolsinha tão pequena =P

    • Gisely Bohrer

      Oi Lucas, por incrível que pareça cabe tudo em uma bolsinha da curtlo de primeiros socorros, ela é tipo um tamanho M, mas cabe rsrsrs

  2. Post sensacional, procurava faz tempo por um tão claro, simples e bem explicado, obrigadão e parabéns 😤!!

  3. Pots bom demaisssss, começando me incursionar neste mundo com minha namorada e aprendendo muito e me preparando com suas dicas!!.
    Amei seu vídeo do Portillo!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.