Capa » Artigos » Saco de dormir, como guardar e conservar
Saco de dormir, como guardar e conservar

Saco de dormir, como guardar e conservar

Equipamentos de trekking não são baratos, por isso devemos fazer o máximo para conservá-los. Às vezes por falta de informação podemos diminuir a vida útil de um produto ou mesmo inutilizá-lo.

Neste post vou falar especificamente do saco de dormir. Existem basicamente, dois tipos de sacos, os sintéticos e os de pluma de ganso. Os dois modelos requerem cuidados na hora de serem transportados, guardados ou lavados.

Vamos às dicas!!

  • Os sacos devem ser colocados no compactador sem qualquer organização, de “qualquer jeito mesmo” para desorganizar as fibras, evitando que a capacidade de reter calor se perca com o tempo.
  • Quando o saco não estiver em uso, o ideal é deixá-lo fora do compactador, aberto, para evitar que as fibras “se acomodem” e não voltem a se expandir. Você pode colocá-lo em um cabide, dentro da cama baú, em cima do guarda roupas, enfim, onde ele couber aberto.
  • Sempre que voltar de um trekking deixe o saco tomar um “arzinho”, pois ele pode estar úmido. Vire ao contrário e deixe-o em um local arejado de um dia para o outro ou até mesmo no sol, mas não por muito tempo, uns 15 minutos são o suficiente.
  • Se precisar lavar o seu saco é importante que leia as instruções na etiqueta. Eu particularmente nunca lavei, pois sei que esse processo é muito delicado, um deslize e ele perderá sua principal função.
  • O Saco de dormir de plumas de ganso requer uma atenção especial, pois ele pode perder totalmente a função de aquecimento caso se molhe, pois as plumas ficam totalmente “empapadas” e saem do lugar, não servindo mais para isolar a temperatura. Mas se por algum motivo seu saco de plumas de ganso precisar ser lavado, procure orientação com a marca do equipamento.

Vídeo – Como colocar no compactador seu saco de dormir

Existem outros post’s básicos de trekking super importantes, clique aqui e saiba mais sobre Alimentação e hidratação, equipamentos, Kit primeiro socorros, organização da mochila cargueira, seguro com salvamento e resgate, etc.
É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais. 

Foto: 123rf.com

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

2 comentários

  1. belo post, me explique uma coisa, em média, qual a vida útil de um saco de dormir sintético?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.