Capa » Artigos » Fogueira: pode ou não pode, eis a questão.
Fogueira: pode ou não pode, eis a questão.

Fogueira: pode ou não pode, eis a questão.

Ahhh as fogueiras! Quem nunca assistiu aqueles filmes americanos onde a fogueira era o coração do acampamento? Aquele camping selvagem com os amigos, marshmallow, histórias de terror. Quem nunca fez ou mesmo sonhou em fazer uma?

fogueira

O tema pode ser polêmico, mas a regra é clara, NÃO faça fogueira a menos que seja uma emergência. Em áreas ambientalmente protegidas, como parques nacionais, estaduais, municipais ou reservas é expressamente proibido e o indivíduo pode ser responsabilizado por crime ambiental.

Atualmente a fogueira é dispensável, pois temos equipamentos que a substituem. Para cozinhar dispomos de fogareiros, para iluminação temos lanternas e para o frio, as roupas adequadas.

Agora vamos à pergunta que não quer calar. Por quê não podemos fazer fogueiras?

Segundo órgãos ambientais fazer fogueira enfraquece o solo, fazendo com que o local fique estéril por um grande período de tempo e também é uma das grandes causas de incêndios florestais.

Fogueira

Portanto, se precisar fazer fogueira, em caso de sobrevivência, tome alguns cuidados. Ache uma clareira e se possível utilize um local onde já possua marca de fogueira, não crie um novo local. Limpe os galhos próximos e crie uma proteção com pedras. Se possível, umedeça a área ao redor. Evite o fogo em dias de muito vento e não utilize lenha em excesso, pois um fogo muito forte pode atingir a vegetação próxima e se alastrar rapidamente.

Ao deixar o local certifique que a fogueira esteja totalmente apagada. Nunca abandone um local com uma fogueira acesa ou com as brasas ativas. Mesmo abafando com pedras e terra, as brasas ainda permanecerão acesas por algum tempo.

Fogueira

Para finalizar gostaria de deixar também um aviso aos fumantes. Evite fumar na floresta ou em locais densamente arborizados e se fizer, nunca jogue pontas de cigarro na mata. Leve sempre consigo um recipiente para guarda-las para posteriormente serem jogadas no lixo. Além disso, uma bituca de cigarro leva anos para se decompor, sendo um poluente muito persistente no meio ambiente.

NÃO FAÇA FOGUEIRA!

EM CASO DE INCÊNDIO LIGUE:

Ibama
0800-61-8080
linhaverde@ibama.gov.br
http://www.ibama.gov.br/

Existem outros post’s básicos de trekking super importantes, clique aqui e saiba mais sobre Alimentação e hidratação, equipamentos, Kit primeiro socorros, organização da mochila cargueira, seguro com salvamento e resgate, etc.
É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais. 

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

5 comentários

  1. Getulio R. Vogetta

    Perfeita e pertinente a matéria Gisely!
    Namastê!

  2. Parabéns pela matéria e por abordar um tema tão importante e ignorado muitas vezes por alguns colegas. Fogueira só em caso de sobrevivência, pois além das queimadas que ela pode provocar ela agride demais o solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.