Capa » Artigos » Boas maneiras: Como se comportar na natureza
Boas maneiras: Como se comportar na natureza

Boas maneiras: Como se comportar na natureza

Etiqueta na mata? Como assim?

Sim, as boas maneiras existem para que uma relação funcione, nesse caso, entre você e a natureza e entre você e seus amigos de trilha.

Quero deixar claro que o que vou listar não são regras, é somente a opinião de alguém que quando vai para o mato quer ouvir, olhar e sentir a natureza. Quer esquecer a poluição, os ruídos, os odores e as chateações da cidade grande.

    • NÃO GRITAR, CANTAR OU ESCUTAR SOM ALTO

47738561_m

 

Não estou falando para entrar mudo e sair calado. Mas muitas vezes presenciei grupos gritando e cantando muito alto na trilha. Vi ainda aparelho de som em barracas no camping, na montanha, no último volume, sem se importar se as outras pessoas estão gostando de todo aquele barulho.

Pense que algumas pessoas vão para o mato simplesmente para ouvir o som da cigarra, do sapo, da coruja e não um som que ela pode ouvir na cidade.

    • NÃO “ESQUEÇA” SEU LIXO

29767501_m

Não existe desculpa para largar o lixo na mata. Fez lixo? Se vira para levar. Isso serve inclusive para o papel higiênico que muitas pessoas acham que podem deixar no mato, mas segundo a Sabesp eles contaminam o solo. Portanto, não deixe NADA para trás, largue tudo da mesma forma que encontrou.

    • NÃO FUME NA TRILHA

1216x770x1 (1)

Quando nos retiramos para a natureza esperamos sentir o cheiro da terra, das flores, do matinho verde molhado e não de cigarro.
Eu realmente acho que não combina, mas se for necessário fumar, saia de perto das outras pessoas, vá para bem longe fumar e leve consigo um recipiente para guardar as bitucas. Jamais jogue as pontas do seu cigarro no solo.

    • NÃO SEJA FOLGADO, TENHA OS SEUS EQUIPAMENTOS

14832282_m

 

Emprestar alguma coisa a alguém que está começando tudo bem, mas vamos combinar que tem gente que se encosta. Não seja o folgado da turma, a pessoa que nunca monta seu kit cozinha, nunca leva o kit de emergência e nem de primeiros socorros, mas é o primeiro a pedir um DORFLEX, ADVIL ou CLORIN “emprestado”.

    • NÃO FAÇA SUAS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS NA TRILHA

20390941_m

Por favor, não é para ninguém segurar nada até acabar a trilha. Mas quando for fazer suas necessidades se afaste da trilha, dos rios, córregos ou mar e de preferência cave um pouco para que depois você possa enterrar, evitando assim o acúmulo de moscas.

    • LEVE NA MOCHILA SOMENTE O QUE CONSEGUIR CARREGAR

15454958_m

Pense bem antes de colocar na mochila tudo o que você acha que precisa. A menos que você contrate um “Sherpa” a situação vai ficar bem difícil pra você e claro que seus amigos acabarão pagando pela sua irresponsabilidade.
Leve somente o NECESSÁRIO.

    • NÃO SEJA UM PESO MORTO

16140198_m

Mais uma dica super importante. Estude a trilha, mesmo que vá aquele seu amigo que sempre sabe o que faz e você super confia. Saiba para onde está indo, leia o relato, olhe o mapa, uma hora esse seu amigo pode cansar de te levar nas costas.
Treine durante a semana. Corra, malhe, caminhe, suba a ladeira da sua rua várias vezes, faça qualquer coisa, mas treine para que no dia da trilha você não se lesione ou tenha algum outro problema de saúde grave. Ficar doente ou se machucar durante a trilha às vezes acontece, mas se isso acontecer com frequência é falta de preparo e você não vai querer escutar que estragou o “rolê”.

    • SEJA HUMILDE

14806333_m

Quando falamos de natureza, ninguém é dono da verdade ou bom o suficiente. Se ela quiser, ela simplesmente te destrói. Quantos bons alpinistas já não pereceram diante de uma montanha?

Seja humilde, aprenda todos os dias, ajude quem está começando, escute mais, leia mais e assim você será uma pessoa agradável.

Como eu disse no início, isso não são regras e nenhuma verdade absoluta, são apenas dicas que melhoram muito a convivência entre as pessoas na natureza.

Existem outros post’s básicos de trekking super importantes, clique aqui e saiba mais sobre Alimentação e hidratação, equipamentos, Kit primeiro socorros, organização da mochila cargueira, seguro com salvamento e resgate, etc.
É importante lembrar: Se você decidiu fazer uma viagem de aventura, principalmente para fora do país, a recomendação é que você faça um seguro viagem com cobertura para esportes outdoor. Clique aqui para saber mais. 

Fotos: 123rf

Sobre Gisely Bohrer

Gisely Bohrer
Mineira de nascimento, Vila-Velhense (canela-verde) de coração, analista de importação, estudante de Turismo, blogueira e viciada em esportes. Trekking, corrida e musculação ocupam boa parte do seu tempo livre. Começou no trekking através do Clube de Desbravadores e desde então é sua paixão. Além dos esportes, ama viajar e ler um bom livro. Vive tudo intensamente para esta vida ser suficiente.

9 comentários

  1. Adorei o post, Gisely!!
    Ah se todo mundo soubesse se comportar em uma trilha!! Seria perfeito!!

  2. ivan francisco da silva

    Recolher o lixo dos outros deixa é algo também útil. É claro que não dá pra fazer faxina na mata, mas ajuda!

  3. Eu acho que o ser humano deveria ajudar mais a Natureza, pois e dela que precisamos para Respirar.. seria bom se todo mundo ajudasse a limpar o ambiente na natureza onde ele se encontra..

  4. Ola galera da aventura, aproveitem o máximo deste site maravilhoso, são dicas que para que sabe aproveitá-las com certeza farão toda diferença, abraço da EQUIPE SELVA.

  5. Gosto assim, ir pra curtir e respeitar a natureza.
    Nao pra fazer bagunça.
    Obrigada pelas dicas todas são maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome. & GeekyCube.